EXAMES
Densitometria Óssea - DAPI Curitiba
Densitometria Óssea - DO
Densidade óssea com rapidez e precisão.

A Densitometria Óssea é um exame realizado em equipamento especial com a finalidade de avaliar a taxa de massa óssea e, por consequência, a resistência óssea. É o método mais adequado e seguro para avaliar a densidade mineral óssea, quantificando os graus de desmineralização nas regiões mais afetadas, como: coluna lombar, fêmur proximal e punho, classificando os resultados dentro dos padrões normais, osteopenia (perda mais branda da massa óssea) e osteoporose (perda mais acentuada da massa óssea, com risco de fraturas). É indicada para homens e mulheres com fatores de risco para osteoporose e monitorização do tratamento.

Dose de radiação: os níveis de radiação são baixos e seguros, tanto que o técnico pode permanecer na sala durante o exame, sem proteção adicional. Apesar disso, ele deve ser evitado durante a gestação.

DIFERENCIAL DAPI
Densitometria Óssea - DAPI Curitiba

O exame de Densitometria Óssea realizado pelo DAPIfornece mais precisão no diagnóstico, além de monitoramento da osteoporose e composição corporal.

DAPI acaba de receber a certificação pelo Programa de Qualidade em Densitometria – ProQuaD, da ABRASSO(Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo) em convênio com o CBR (Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem).

Densitometria Óssea - DAPI Curitiba
PRINCIPAIS EXAMES
Corpo Inteiro

A DO de Corpo Inteiro é utilizada para avaliar e quantificar a gordura corporal, demonstrando as taxas de massa gorda e magra em: estudos em atletas, nutricionais, para avaliação dos efeitos da adiposidade sobre o risco de doenças cardiovasculares, em doenças como anorexia, bulimia, bariátricos, além do controle da redução da taxa de gordura em terapias medicamentosas.

Fêmur e coluna vertebral

Os exames de fêmur e coluna lombar são as partes de maior interesse na obtenção das imagens para diagnóstico de fraturas. A coluna é mais sensível aos efeitos dos corticoides, podendo ser escolhida para o acompanhamento de pacientes em corticoterapia. O fêmur, por sua vez, apresenta um índice superior para avaliar o risco de fraturas.

Infantil

A DO Infantil é indicada para avaliação das alterações do metabolismo ósseo, pela análise quantitativa e qualitativa da massa óssea, no desenvolvimento da criança ou adolescente, evitando deficiências na fase adulta. Este exame é realizado na faixa de 04 a 20 anos e requer um protocolo especial.

SOBRE O EXAME
Preparos Especiais
  • Cada exame possui um preparo específico que será explicado no momento do agendamento e enviado via e-mail ou retirado em uma das nossas unidades.
  • Importante! Solicitamos chegar com a antecedência de no mínimo 30 minutos. Porém, alguns exames necessitam de maior antecedência para preparo e esta informação será explicado ao paciente no momento do agendamento.
Não esqueça!
  • Pedido médico e/ou guia liberada, quando for convênio.
  • Documentos (RG ou CNH, CPF e Cartão do Convênio, quando necessário).
  • Para sua segurança e maior conforto, solicitamos que compareça ao seu exame sem uso de pertences de valor como: correntes, pulseiras, brincos, anéis, relógios, etc. Será necessária a retirada destes objetos para realização dos exames.
  • Em caso de uso de piercings, o mesmo deverá ser removido.
Contraindicação
  • Gestação, exame contrastado prévio (somente para coluna lombar – aguardar 72 horas), exame recente de medicina nuclear, aparelhos ortopédicos extensos e peso corporal acima do limite para a máquina (alternativa – avaliar antebraço).

Agilize seu exame

É recomendado chegar 30 min antes do horário do exame para o preenchimento das fichas com tranquilidade.

Agendar Exame