EXAMES
Ressonância Magnética - RM
Uma revolução diagnóstica que ultrapassa fronteiras.

A Ressonância Magnética (RM) é um método de diagnóstico por imagem, baseado em campo magnético e radiofrequência (como nos aparelhos de microondas), sem exposição à radiação ionizante (Raios-x), sendo um dos mais significativos avanços em diagnóstico por imagem. A RM apresenta alta resolução, com definição da anatomia e alterações de sinais indicativos de doenças nas diversas partes do corpo.

DAPI disponibiliza, além dos exames com sequências convencionais (de rotina), amplamente conhecidos e solicitados, estudos incluindo técnicas funcionais, algumas já utilizadas na avaliação rotineira de diversas doenças (difusão, perfusão e espectroscopia) e que auxiliam na detecção ou definição de lesões cerebrais e de outros sistemas e órgãos como, por exemplo, a próstata.

DIFERENCIAL DAPI
Ressonância Magnética de 3T - DAPI Curitiba
Ressonância Magnética de 3T

Ressonância de 3T (Magnetom Skyra 3T) permite a visualização de lesões menores com mais detalhes, maior velocidade e o mesmo conforto, sendo superior em todas as aplicações nos estudos neurológicos, cardíacos, vasculares e oncológicos.

Permite avaliação funcional multiparamétrica da próstata (difusão, perfusão e espectroscopia) sem a necessidade de dispositivo auxiliar.

  • Imagem em altíssima definição.
  • Campo magnético 2x maior que 1.5T (padrão do mercado).
  • Detalhes excepcionais com precisão.
  • Exames especiais como Elastografia e exames vasculares sem a utilização de meios de contraste.
Ressonância Magnética Avanto Fit - DAPI Curitiba
Ressonância Magnética Avanto Fit
A nova versão dos equipamentos Avanto 1.5T para mais qualidade e velocidade.
  • Tecnologia avançada permitindo exames de alta resolução (definição de imagens), ainda mais silenciosos e rápidos.
  • Cobertura de todo o corpo em um único movimento contínuo.
  • Exames cardiológicos mais eficientes para avaliação da morfologia e função ventricular, inclusive para a caracterização tecidual.
Ressonância Magnética de Extremidades - DAPI Curitiba
Ressonância Magnética de Extremidades

Para exames de extremidades (joelho, pé, cotovelo, punho e mão), o DAPI oferece um equipamento em que o paciente realiza o exame sentado, sendo ideal em casos de claustrofobia.

PRINCIPAIS EXAMES
Angiorressonância Magnética (Angio-RM)

É um procedimento com técnica não invasiva, que permite a avaliação de qualquer vaso (artéria ou veia) do corpo. Para o paciente, é indistinguível do exame tradicional de Ressonância Magnética. São utilizadas sequências especiais de alta resolução e sensíveis ao fluxo sanguíneo. Na maioria dos exames, utiliza-se contraste endovenoso (gadolínio).

Auxilia na avaliação de estenoses (estreitamentos vasculares), aneurismas (formações saculares ou dilatações, principalmente, nas artérias), dissecção vascular, fístulas, malformações arteriais, venosas ou arteriovenosas, fluxo sanguíneo, tromboses ou obstrução vascular, síndromes compressivas vasculares e invasão tumoral.

Estudos dinâmicos por Angio-RM com alta resolução temporal (TWIST) são aplicadas para avaliação de anomalias vasculares, principalmente na região cervical.

Ressonância Magnética Cardíaca

Exame realizado, preferencialmente, com o uso de meio de contraste, para avaliação morfológica e funcional do miocárdio e estruturas vasculares adjacentes. A prescrição do protocolo de aquisição é realizada de acordo com a hipótese diagnóstica ou o quadro clínico sugerido. Caso exista necessidade de avaliação de perfusão miocárdica sob estresse farmacológico, será realizado com acompanhamento de cardiologista e monitoração de dados vitais. Nesta indicação clínica, é orientado uma conduta (será informada no agendamento) sem ingestão de cafeína nas 24 horas que precedem o exame.

Ressonância Magnética Fetal

É um exame não invasivo, que permite a visualização do feto e seu desenvolvimento, com uma avaliação detalhada dos órgãos, estruturas e vasos, incluindo o reconhecimento do parênquima cerebral do feto, possibilitando detectar e avaliar malformações, síndromes, isquemias e algumas lesões de difícil visualização ou definição pelo Ultrassom (Ecografia).

Colangioressonância (Colangio-RM)

É um procedimento não invasivo e específico para avaliação das vias biliares e suas estruturas, possibilitando a avaliação e definição de patologias como colangites (inflamação aguda dos canais biliares), litíase (pedras ou cálculos na vesícula e vias biliares), estenose (estreitamento) das vias biliares, icterícia obstrutiva (causada por cálculos, tumores, sequelas de processos inflamatórios).

Urorressonância (Uro-RM)

É um procedimento não invasivo com técnica especial para visualizar todo o sistema urinário, a princípio, sem a utilização de meio de contraste, sendo indicada para estudo de uropatias obstrutivas (hidronefroses), causadas por cálculos, tumores, cistos e estenoses (estreitamentos) dos ureteres por infecções, entre outras. Permite também a avaliação de fístulas (trajetos urinários anômalos).

Técnicas Avançadas de RM em Cabeça e Pescoço

Dependendo do contexto clínico, podem ser realizados também exames com técnicas avançadas de RM como estudos de fluxo liquórico, tratografias (DTI) e funcionais (BOLD), geralmente, com estimulação das áreas motoras e da linguagem, na área neurológica. Existem também técnicas avançadas em outras áreas.

Ressonância Magnética Funcional

Um dos aspectos da Ressonância Magnética Funcional tem sido a avaliação de seu potencial em planejamento cirúrgico. Pacientes candidatos à neurocirurgia podem ser submetidos a testes funcionais (BOLD – técnica baseada no índice de oxigenação do sangue nos tecidos cerebrais), a fim de mapear as regiões responsáveis por funções primárias sensório-motoras ou pela linguagem, memória ou outras funções, visando minimizar os riscos de déficits funcionais pós-operatórios (exemplos: tumores, epilepsias).

Estudos por SIALO-RM

Para avaliação das doenças das glândulas salivares.

Ressonância Magnética para Endometriose

Permite mapeamento completo do abdome e da pelve, definindo o grau de complexidade de cada caso e as possíveis lesões causadas. Avalia e complementa o diagnóstico da endometriose e detecta alterações como anormalidades do miométrio (paredes uterinas), endométrio (cavidade uterina), alterações ovarianas, hidrossalpingite (inflamação e/ou obstrução das trompas uterinas) e de outras patologias da pelve feminina.

Ressonância Magnética Multiparamétrica da Próstata

É um procedimento que inclui técnicas de estudos funcionais, como difusão, perfusão e espectroscopia, o que permite uma avaliação mais eficaz de doenças prostáticas, sobretudo em casos de câncer. Avalia e auxilia no diagnóstico de tumores, aumento da vesícula seminal e doenças benignas como prostatite.

Artrorressonância Magnética (Artro-RM)

A RM com ênfase na articulação tem maior sensibilidade e especificidade na detecção de lesões intra-articulares como, por exemplo, nas lesões das cartilagens de revestimento das articulações. É precedida pela injeção intra-articular de meio de contraste guiada pela TC.

Ressonância Magnética de Mamas

Exame de alta sensibilidade e especificidade, capaz de identificar e definir várias alterações mamárias, benignas ou malignas. Possui indicações precisas, sendo as mais conhecidas: rastreamento em mulheres com alto risco, avaliação antes do tratamento cirúrgico do câncer de mama ou após o tratamento com quimioterapia neoadjuvante, avaliação de achados inconclusivos nos exames convencionais (mamografia e ultrassonografia), assim como avaliação da integridade dos implantes de silicone, entre outros. Embora o exame possa ser realizado em qualquer fase do ciclo menstrual, idealmente, recomenda-se a sua realização na 2ª semana (entre o 7º e 14º dias).

Avisar a equipe técnica se tiver lesões palpáveis na mama, para ser colocado um marcador na região, que auxilia a interpretação.

MAIS CONFORTO PARA VOCÊ

Pensando no seu bem-estar, o DAPI dispõe de um DVD de relaxamento, que poderá ser retirado pessoalmente em uma das nossas unidades, além de uma psicóloga que poderá ser solicitada para o acompanhamento do seu exame.

Assista ao vídeo agora.

SOBRE O EXAME
Preparos Especiais
  • Cada exame possui um preparo específico que será explicado no momento do agendamento e enviado via e-mail ou retirado em uma das nossas unidades.
  • Importante! Solicitamos chegar com a antecedência de no mínimo 30 minutos. Porém, alguns exames necessitam de maior antecedência para preparo e esta informação será explicado ao paciente no momento do agendamento.
Não esqueça!
  • Pedido médico e/ou guia liberada, quando for convênio.
  • Documentos (RG ou CNH, CPF e Cartão do Convênio, quando necessário).
  • Exames anteriores da região examinada para efeito comparativo.
  • Para sua segurança e maior conforto, solicitamos que compareça ao seu exame sem uso de pertences de valor como: correntes, pulseiras, brincos, anéis, relógios, etc. Será necessária a retirada destes objetos para realização dos exames.
  • Em caso de uso de piercings, o mesmo deverá ser removido.
Contraindicação

O exame não pode ser realizado em pacientes com marca-passo cardíaco ou prótese de metal cardíaca.

Exceções
  • Cirurgia de aneurisma cerebral (possui clipe metálico). É necessário conhecer o tipo de material de que é feito o clipe. Neste caso, só é realizada a RM perante autorização por escrito do médico cirurgião.
  • Prótese coclear (prótese no ouvido).
Restrições do exame
  • Gestantes de até 03 meses.
  • Projétil de arma de fogo (ver região do corpo).
  • Fragmentos ou fagulhas de metal nos olhos.
  • Se o cliente usar “piercing” o mesmo deverá ser removido.
  • Não utilizar relógios, pulseiras, anéis ou
    alianças durante o exame. Estes itens podem ser armazenados juntamente com seus pertences no vestiário da unidade, que deve ser fechado com chave.
  • Qualquer prótese móvel deve ser retirada para a realização da RM. Ex.: próteses dentárias ou pernas mecânicas.
  • Não será possível realizar exames de RM em pacientes que estejam com cânula de traqueostomia de metal. A mesma deve ser substituída por uma cânula de plástico no hospital. Não fazemos a troca da cânula no Dapi. “Stents” geralmente não interferem no exame.

Agilize seu exame

É recomendado chegar 30 min antes do horário do exame para o preenchimento das fichas com tranquilidade.

Agendar Exame