EXAMES
Tomografia Computadorizada - TC
Imagens ultrarrápidas e em alta definição.

A Tomografia Computadorizada (TC) é um método de diagnóstico para aquisição de imagens por cortes de qualquer parte do corpo. Ela tem maior capacidade que a RM para demonstrar pequenas calcificações (cerebrais, cálculos renais) e para a avaliação de estruturas ósseas em geral. Suas principais aplicações são crânio, face, coluna vertebral, tórax, abdome e pelve.

Na área do tórax, a TC é mais utilizada para avaliação das paredes torácicas, da pleura (membrana que reveste as paredes internas do tórax e os pulmões), do mediastino e hilos pulmonares (estruturas vasculares e linfáticas) e dos pulmões, incluindo estudos de alta resolução para a avaliação de doenças inflamatórias ou cicatriciais, alterações decorrentes de asma brônquica, de broncopatia crônica (DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) ou devido ao uso de drogas.

Na área de abdome e pelve, a TC é utilizada para avaliação das paredes abdominais, estruturas intra-abdominais, principalmente, para o estadiamento de tumores e na avaliação de processos inflamatórios.

DIFERENCIAL DAPI
Tomógrafo GE Revolution CT
Tomografia Computadorizada - DAPI Curitiba

DAPI possui o Tomógrafo GE Revolution CT, um dos primeiros equipamentos instalados no sul do país.

Devido ao grande número de detectores (512 cortes e 16cm de cobertura em uma rotação), gera imagens ultrarrápidas, permitindo a avaliação coronariana em um batimento cardíaco, com baixa dose de radiação e alta definição espacial.

PRINCIPAIS EXAMES
Estudos Especiais de Tomografia Computadorizada
  • Tomografia Computadorizada 4D, para localização e avaliação das glândulas paratireoides, em casos de hiperparatireoidismo primário.
  • Tomografia Computadorizada dos ouvidos com reconstrução de cadeia ossicular, para pesquisa de hipoacusia condutiva e para avaliação pré-operatória de implantes cocleares.
Angiotomografia Computadorizada (Angio-TC)

É um procedimento com técnica não invasiva, que permite a avaliação de qualquer estrutura vascular (artéria ou veia) do corpo, pela sua opacificação por meio de contraste iodado intravenoso, auxiliando na avaliação de: estenoses (estreitamentos vasculares), aneurismas (formações saculares ou dilatações, principalmente, nas artérias), malformações arteriais, venosas ou arteriovenosas, fluxo sanguíneo, tromboses ou obstrução vascular (ex.: carótidas, coronárias).

Também é o exame indicado para a pesquisa de tromboembolismo pulmonar (obstrução de brônquios por trombos provenientes de membros inferiores, por exemplo).

Urotomografia (Uro-TC)

Método diagnóstico que possibilita uma avaliação integral do parênquima renal e do urotélio (revestimento interno do trato urinário). Desta forma, esse exame vem substituindo a urografia excretora na detecção de várias patologias do sistema urinário, inclusive para a pesquisa de cálculos renais ou litíase urinária. Pode ser feita sem e com a injeção intravenosa de meio de contraste iodado.

Colonoscopia Virtual por Tomografia Computadorizada (TC)

Permite visualizar as estruturas internas e externas do cólon (intestino grosso), com o objetivo de detectar e avaliar lesões, como: pólipos, divertículos, câncer colorretal, entre outras. Também pode diagnosticar alterações nos órgãos adjacentes ao intestino, como: baço, pâncreas, vesícula biliar, bexiga, próstata, útero e anexos.

É uma alternativa indicada para pacientes que tenham alguma dificuldade para a realização da colonoscopia tradicional por endoscopia. A Colonoscopia Virtual por TC também pode ser indicada em indivíduos assintomáticos, para prevenção do câncer do intestino, sendo recomendada para pessoas acima de 50 anos de idade, principalmente para aquelas com história familiar de câncer ou pólipos do intestino.

Este exame requer um preparo especial prévio, orientado por ocasião do agendamento.

Enterotomografia (Entero-TC)

Técnica realizada em aparelhos de TC Multislice para avaliação das alças intestinais (intestino delgado), na procura de lesões parietais, principalmente, doença inflamatória intestinal (Doença de Crohn).

Este exame requer um preparo especial prévio, orientado por ocasião do agendamento.

EXAMES DE ROTINA POR TC NA ÁREA CARDIOVASCULAR
Escore (Score) de Cálcio Coronariano

Exame realizado sem uso de contraste, para detecção de aterosclerose subclínica e estratificação de risco cardiovascular.

Angiotomografia de Coronárias

Exame realizado, obrigatoriamente, com o uso de contraste, para visualização e avaliação dos vasos coronários e adjacentes. Usada especialmente para exclusão de doença coronária e/ou identificação de lesões e grau de obstrução coronária.

Angiotomografia de Veias Pulmonares

Exame realizado, obrigatoriamente, com o uso de meio de contraste, para avaliação da anatomia de veias pulmonares, no planejamento de procedimento de ablação de fibrilação atrial.

Angiotomografia para Planejamento de TAVI

Exame de Angiotomografia de Aorta Total realizado, obrigatoriamente, com o uso de meio de contraste. Está indicada no planejamento de substituição percutânea da valva aórtica (TAVI).

Angiotomografia do Coração

Realizado com o uso de contraste, avalia morfologicamente as estruturas cardíacas e de grandes vasos. Está indicada na avaliação de cardiopatias congênitas e, dependendo da capacidade de colaboração do paciente, pode necessitar de sedação.

SOBRE O EXAME
Preparos Especiais
  • Cada exame possui um preparo específico que será explicado no momento do agendamento e enviado via e-mail ou retirado em uma das nossas unidades.
  • Importante! Solicitamos chegar com a antecedência de no mínimo 30 minutos. Porém, alguns exames necessitam de maior antecedência para preparo e esta informação será explicado ao paciente no momento do agendamento.
Não esqueça!
  • Pedido médico e/ou guia liberada, quando for convênio.
  • Documentos (RG ou CNH, CPF e Cartão do Convênio, quando necessário).
  • Exames anteriores da região examinada para efeito comparativo.
  • Para sua segurança e maior conforto, solicitamos que compareça ao seu exame sem uso de pertences de valor como: correntes, pulseiras, brincos, anéis, relógios, etc. Será necessária a retirada destes objetos para realização dos exames.
  • Em caso de uso de piercings, o mesmo deverá ser removido.
Contraindicação
  • Por utilizar radiação ionizante (Raio-x), o uso da TC é limitado em crianças e gestantes, sobretudo no primeiro trimestre da gestação, respeitando as normas de proteção radiológica.

Agilize seu exame

É recomendado chegar 30 min antes do horário do exame para o preenchimento das fichas com tranquilidade.

Agendar Exame