Outros

Como o paciente deve se preparar para um exame?
Muitos exames radiológicos requerem um preparo do paciente antes de sua realização. O objetivo deste preparo é garantir que o laudo seja realizado de maneira mais eficaz e seguro possível. Não interrompa o uso de qualquer medicamento usado regularmente.

Em caso de diabetes, diarréia ou vômitos, consulte a nossa Central de Atendimento 41 3250-3000 ou envie um e-mail para info@dapi.com.br Traga sempre seus exames anteriores. É sempre importante trazer esses exames para que o médico radiologista faça um estudo comparativo.
Quais exames necessitam de liberação com antecedência?
Isso depende de seu plano e convênio. Para mais informações, entre em contato com seu convênio ou com a nossa Central de Atendimento 41 3250-3000 ou envie um e-mail para info@dapi.com.br.
Existe algum problema fazer ecografia transvaginal no período menstrual?
Não, não há problema em fazer Transvaginal no período menstrual e também não altera o diagnóstico.
Sentirei dor durante o exame de Ressonância Magnética?
A RM é um exame totalmente indolor, um método de diagnóstico não invasivo. Entretanto, o médico pode pedir a utilização do meio de contraste para visualizar melhor uma estrutura. Neste caso o paciente receberá uma injeção antes ou durante o exame.
Posso ter relações sexuais antes de fazer ultrassonografia/ ecografia transvaginal?
Sim, não há problema.
O aparelho utilizado para o exame é fechado e causa claustrofobia?
Todos os sistemas de Ressonância Magnética são abertos em suas extremidades, porém algumas possuem aberturas maiores nas laterais. A maioria das pessoas não apresenta nenhum tipo de reação. Contudo, se o paciente já manifestou claustrofobia, o DAPI possui o setor de psicologia que dará toda a assistência antes e durante o exame, além de toda equipe técnica estar prestando toda assistência também durante o exame. Para Ressonâncias de extremidades como, punho, pé, tornozelo, joelho, antebraço e cotovelo, o DAPI possui um equipamento de campo aberto, ou seja, você não entrará totalmente no aparelho, somente as partes citadas acima.
O que acontece se a bexiga não estiver cheia no exame de ultrassonografia/ ecografia de aparelho urinário?
Não é possível fazer o exame com a bexiga vazia. A avaliação do aparelho urinário só é eficaz e possível se a bexiga estiver cheia.
Estarei exposto à radiação durante o exame de Ressonância Magnética?
Na Ressonância Magnética não há radiação (raios-x). A RM usa um potente magneto em associação às ondas de radiofreqüência para obter imagens de estruturas e órgãos internos.
Com quantos meses posso visualizar o sexo do bebê na ultrassonografia/ ecografia?
A partir da 16ª ou 18ª semana já é possível saber o sexo do bebê. No entanto, se ele estiver de perna cruzada pode ser que não seja possível a visualização.
Posso levar algum acompanhante comigo para fazer o exame de Ressonância Magnética?
Sim, é possível o paciente levar um familiar ou um amigo para acompanhá-lo durante o exame.
Quais os cuidados relacionados a próteses e implantes?
Implantes cirúrgicos metálicos hemostáticos ou outros no Sistema Nervoso Central podem se mover. Quando colocados em outras partes do corpo, consideramos um risco mínimo, depois da fase curativa (6 a 8 semanas) acontece à fibrose e o envolvimento do clipe e ajudam a mantê-lo em uma posição estável. Pacientes ou outras pessoas com marca-passo não devem se aproximar ou fazer exames na Ressonância Magnética. Embora recentemente algumas exceções tenham sido descritas para marca-passos de nova geração. Roupas contendo fios ou componentes metálicos, objetos de metal, como óculos, jóias, grampos, botões, relógios, pulseiras, próteses, etc. devem ser removidos antes dos exames. DIUs - A maioria destes dispositivos não se move sob influência do campo magnético (em sua maioria são feitos de plástico e cobre). PRÓTESES ARTICULARES - Geralmente não apresentam nenhum risco. EMPLASTROS DE PELE - Produtos farmacêuticos em emplastros transdérmicos (pomadas) podem causar queimaduras. Devem ser removidos antes do exame.
Contraste
O médico pode pedir a utilização do meio de contraste para visualizar melhor uma estrutura. Neste caso o paciente receberá uma injeção antes ou durante o exame. As substâncias que são injetadas ou aplicadas podem apresentar riscos semelhantes àqueles de qualquer outra técnica invasiva. Esclarecemos que o « assinado em recepção com a ciência da possibilidade do uso de meio de contraste é solicitado com a intenção de obtermos o consentimento ou não para tal procedimento. A avaliação sobre a necessidade de uso do contraste ocorre por parte do nosso corpo médico, dependendo da indicação clínica individual, do tipo de exame a ser realizado e das estruturas anatômicas a serem visualizadas. Todavia, a decisão final sobre a administração do contraste para melhor visualização de estruturas internas e por conseqüência, maior precisão diagnóstica é de total liberdade de nossos clientes ou responsáveis. Por esta razão, nossa recepção solicita ciência de nossos clientes através da leitura e assinatura do Termo de Responsabilidade. Uma vez formalmente autorizada à administração do contraste por parte do cliente, nossa equipe médica analisa a necessidade e procede de acordo com critérios clínicos.
Os agentes de contrastes são nocivos à saúde?
As substâncias que são injetadas ou aplicadas podem apresentar riscos semelhantes àqueles de qualquer outra técnica invasiva. A experiência clínica mostrou que os contrastes a base de gadolíneo são bem toleráveis. Ainda assim, todas as precauções devem ser tomadas ao injetar o contraste gadolíneo em pacientes com histórias de alergia ou reação a qualquer medicamento.
Sou gestante, posso marcar exames?
É de extrema importância informar ao atendente no momento do agendamento, se você é Gestante ou Lactante. Esta informação será repassada ao médico radiologista, que avaliará a possível realização do exame ou preparo prévio.
Exame com anestesia
Anestesia é o estado de total ausência de dor durante uma operação, um exame diagnóstico, um curativo etc. Existem diversos tipos de anestésicos gerais e locais. Todos proporcionam anestesias adequadas. A escolha do anestésico dependerá do tipo de exame a ser realizado, sua duração prevista e as condições físicas e emocionais do paciente. Caso seu Médico solicite o exame com anestesia, é necessário informar ao atendente no momento do agendamento. Assim, seu exame será agendado com anestesia e será fornecido o nome do anestesista e o número de telefone para que o cliente obter informações complementares e o preparo a ser realizado antes do procedimento. São realizados somente na Unidade Mercês. Os seguintes exames podem ser realizados com anestesia: TC; RM (com exceção da RM de Mamas e RM Fetal); Biópsia de Próstata Transretal. Paciente deve vir com acompanhante.

Unidade Shopping Palladium

Av. Pres. Kennedy, nº 4121, G2 - Setor D

Portão - Curitiba/PR

Unidade Mercês

Rua Brigadeiro Franco, nº 122

Mercês - Curitiba/PR

Central Telefônica

(41) 3250-3000

início