Blog

Medicina Nuclear

Mais uma especialidade médica para manter sua saúde em dia.

A medicina nuclear é uma avançada forma de utilizar a radiação em benefício da qualidade de vida da população, além de facilitar diagnóstico precoce e o acompanhamento de inúmeras doenças.

O exame de diagnóstico realizado pela medicina nuclear é um método de imagem não invasivo, obtido após a administração de pequenas doses de radiofármaco, por via intravenosa, via oral ou via inalatória, de acordo com a indicação do exame. Ao contrário das técnicas de imagem convencionais, a medicina nuclear permite a análise funcional de células, tecidos, órgãos e sistemas.

imagem_medicina nuclear

A presença da palavra nuclear assusta alguns pacientes, que perguntam sobre a quantidade de radiação recebida ao realizar um exame de Medicina Nuclear. Para a realização do procedimento, a quantidade de material radioativo utilizado é chamada de “quantidade traço”, ou seja, a atividade radioativa é insignificante do ponto de vista de radioproteção.

Esses procedimentos são ambulatoriais e não exigem o isolamento dos pacientes depois do procedimento, no entanto, essa atividade radioativa mínima é suficiente para que o equipamento possa detectar, entender e transformar essa radiação em uma imagem diagnóstica da patologia do paciente.

Para garantir ainda mais segurança, o DAPI conta com o NPR – Núcleo de Proteção Radiológica, assegurando proteção radiológica aos colaboradores, pacientes, acompanhantes e visitantes. Conta também com um profissional de física médica dedicada ao monitoramento constante dos equipamentos e o treinamento contínuo das equipes.

Conheça nossos Diferenciais e nossa Política de Qualidade
< VOLTAR