Blog

Ansiedade, Burnout e Depressão

BURNOUT V1

Ansiedade, Burnout e Depressão são diferentes.

São diagnósticos distintos quando se pensa em uma classificação de doenças. O que pode ocorrer é uma sobreposição, um compartilhamento de alguns sintomas em comum, por isso pode gerar muitas dúvidas.

DEPRESSÃO

A depressão é uma doença que não tem causa única. Envolve uma série de fatores como:

Fatores Biológicos (ex. redução da transmissão da informação por um neurotransmissor específico, que é a serotonina, predisposição genética)

Fatores Psicológicos (ex.traumas na infância, baixa tolerância à frustração, traços de personalidade)

Fatores Socioeconômicos (falta de segurança, de moradia e desemprego)

Pandemia

A própria pandemia é um fator ambiental que aumenta a vulnerabilidade para transtornos psiquiátricos principalmente a depressão.

BURNOUT

A síndrome de Burnout ou síndrome do esgotamento profissional, é considerado atualmente como uma doença ocupacional, ou seja, está diretamente relacionado ao trabalho, ao ambiente de trabalho ou aos relacionamentos no trabalho.

Podem ter fatores individuais que contribuem para a síndrome de Burnout, mas o foco esta relacionado ao trabalho.

Sintomas

Esgotamento físico e mental, fadiga, irritabilidade, tristeza, desinteresse, dificuldade de concentração, desmotivação em relação ao trabalho.

Ansiedade

Ansiedade todos nós temos; porém, quando está ansiedade passa a comprometer o seu dia dia, as suas atividades, sua capacidade de desenvolver, de produzir, aí temos um problema.

O distúrbio da ansiedade é caracterizado por preocupação excessiva ou expectativa apreensiva persistente e de difícil controle; geralmente está relacionada a preocupações futuras, normalmente catastróficas, muitas vezes irreais.

Perdura por seis meses, no mínimo , e vem acompanhada por três ou mais dos seguintes sintomas:

Inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono.

< VOLTAR