EXAMES
Ultrassonografia/Ecografia - DAPI Curitiba
Ultrassonografia - US
Ultrassom de última geração para múltiplas especialidades.

O Ultrassom ou Ecografia é, na atualidade, um dos melhores métodos de diagnóstico por imagem utilizado na triagem de muitas doenças, pois, além de ser de baixo custo e trazer pouco incômodo aos pacientes, pode ser realizado em situações em que não são possíveis outros métodos, como em pacientes agitados, claustrofóbicos e crianças. Por ser um método de diagnóstico por imagem seguro, não envolvendo a irradiação, é muito utilizado como exame de rotina em diversas áreas da medicina.

Os pacientes também são beneficiados com diagnósticos e biópsias precoces realizados pelo ultrassom, propiciando intervenções cirúrgicas oportunas e procedimentos emergenciais, sempre contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Alguns exames em áreas especializadas, que também utilizam o ultrassom para diagnóstico, foram incorporados ao arsenal de diagnósticos por imagem, sendo os mais utilizados o Eco Doppler, para avaliação das enfermidades do sistema vascular arterial e venoso e o Eco Doppler Cardiograma para avaliação do sistema cardiovascular.

Segundo o Conselho Federal de Medicina, são de exclusiva competência do médico a execução e a interpretação do exame ultrassonográfico em seres humanos, assim como a emissão do respectivo laudo (Lei do Ato Médico CFM D.O.U. 14/12/1992).

DIFERENCIAL DAPI
Ultrassonografia/Ecografia - DAPI Curitiba

DAPI possui equipamentos de Ultrassom de última geração para múltiplas especialidades. Especialidades e Corpo Médico diferenciado:

  • Médicos com títulos de especialista ou de habilitação conferidos pelo CBR.
  • Médicos com atualização constante em cursos e congressos e ligados a instituições de ensino e de pesquisa.
  • Serviço auditado e aprovado pelo Programa de Qualidade, sendo certificado com o selo de Qualidade do CBR.
  • Aparelhos de US de última geração, de grandes empresas do setor, com constante serviço de manutenção e atualização.
  • Aparelhos modernos, que permitem as mais variadas aplicações da Ultrassonografia na atualidade em várias áreas da medicina.
  • Aparelhos com transdutores especiais para exames diferenciados, realizados apenas nos grandes centros de diagnóstico por imagem.
ALGUNS EXAMES DIFERENCIADOS
  • Estudo de estruturas superficiais com transdutores especiais de alta frequência.
  • Punções e biópsias de órgãos e estruturas superficiais.
  • Marcações pré-cirúrgicas.
  • Ultrassonografia musculoesquelética.
  • Exames especiais com contraste.
  • Exames de eco-doppler em diversos setores da medicina.
  • Ecocardiografia transtorácica com Doppler.
Elastografia Hepática por Ultrassom

É um exame não invasivo, que possibilita o controle de doenças crônicas do fígado, sem a necessidade de biópsia. Representa um importante avanço na avaliação do parênquima hepático, medindo a elasticidade dos tecidos do fígado e suas estruturas, possibilitando diagnóstico preciso e acompanhamento não invasivo de doenças hepáticas, em estágios inicial ou avançado.

Permite avaliar a hepatomegalia (aumento de volume do fígado), as hepatologias crônicas, como hepatites, a fibrose e a esteatose hepática (depósito anormal de gordura nas células do fígado, também chamada infiltração gordurosa do fígado).

Ultrassom Pélvico Transvaginal com Doppler e Preparo Intestinal:

Representa o método de eleição para o diagnóstico e o mapeamento dos sítios acometidos pela endometriose, consistindo de um ultrassom de pelve transvaginal, da cavidade e parede abdominal e das vias urinárias, feito por um profissional treinado e com um preparo intestinal simples – um laxante via oral na véspera e um laxante local (enema simples) uma hora antes do exame. O laxante da véspera é útil para a verificação do comprometimento do intestino delgado, ceco e apêndice pela doença, enquanto o enema serve para a identificação de focos de endometriose profunda comprometendo o reto e a região retrouterina.

Ultrassonografia Articular com Doppler

A ultrassonografia com transdutores de alta frequência, aliada ao recurso de Power Doppler, avalia as articulações com o objetivo de padronizar e medir o grau de atividade, progressão ou remissão das artrites inflamatórias. As articulações das mãos e punhos são as mais frequentemente avaliadas, mas outras articulações como quadris, joelhos, tornozelos e pés também podem ser estudadas.

A avaliação do grau de inflamação nas articulações é importante no diagnóstico precoce, controle evolutivo, seguimento da remissão e prognóstico das artrites inflamatórias, sendo a ultrassonografia capaz de detectar alterações como sinovite e erosões ósseas com maior acurácia que o exame físico e mais precocemente que a radiologia convencional.

Não é necessário nenhum preparo antes do exame, porém, solicita-se que o paciente traga exames de imagem anteriores, caso os tenha, para avaliação comparativa (Raio X, ultrassonografia, Ressonância Magnética).

SOBRE O EXAME
Preparos Especiais
  • Cada exame possui um preparo específico que será explicado no momento do agendamento e enviado via e-mail ou retirado em uma das nossas unidades.
  • Importante! Solicitamos chegar com a antecedência de no mínimo 30 minutos. Porém, alguns exames necessitam de maior antecedência para preparo e esta informação será explicado ao paciente no momento do agendamento.
Não esqueça!
  • Pedido médico e/ou guia liberada, quando for convênio.
  • Documentos (RG ou CNH, CPF e Cartão do Convênio, quando necessário).
  • Exames anteriores da região examinada para efeito comparativo.
  • Para sua segurança e maior conforto, solicitamos que compareça ao seu exame sem uso de pertences de valor como: correntes, pulseiras, brincos, anéis, relógios, etc. Será necessária a retirada destes objetos para realização dos exames.
  • Em caso de uso de piercings, o mesmo deverá ser removido.
Contraindicação
  • Este exame não possui contra indicação.

Agilize seu exame

É recomendado chegar 30 min antes do horário do exame para o preenchimento das fichas com tranquilidade.

Agendar Exame