A Mamografia é um exame com tecnologia digital, que utiliza equipamento dedicado de Raios-x (mamógrafo) para aquisição de imagens com alto grau de nitidez e níveis de radiação seguros. A MG é capaz de identificar alterações como: microcalcificações, assimetrias, nódulos e distorções do parênquima. Permite a detecção precoce do câncer de mama, sendo indicada anualmente para rastreamento nas mulheres acima de 40 anos, além de outras indicações.
Consta na realização de, pelo menos, duas incidências em cada mama, podendo haver necessidade de incidências complementares. A compressão mamária é imprescindível para produzir imagens com alto padrão de qualidade, e reduzir a dose da radiação. Também evita a sobreposição de tecidos, que pode reduzir a eficácia do método. Incidências adicionais poderão ser solicitadas pelo médico radiologista, a fim de proporcionar um estudo mais aprofundado, quando necessário. Trata-se de exame seguro, inclusive para pacientes com próteses mamárias.
A utilização do protetor de tireoide não é recomendada, tanto por não ser necessário, como também por atrapalhar a realização do exame.