1) As radiações eletromagnéticas
A radiação X ou raio X é uma forma de radiação eletromagnética ionizante de alta energia. Outros tipos de radiação eletromagnética que compõem o espectro eletromagnético são microondas, luz infravermelha, luz visível, luz ultravioleta e raios gama. Todos eles viajam em ondas, mas têm comprimentos de onda diferentes.
2) Um dos avanços mais úteis
Da identificação de ossos quebrados à doenças, o raio X é um dos avanços médicos mais úteis da história. É também a forma mais antiga e mais comum de imaginologia (especialidade médica que permite a obtenção de imagens de diversos órgãos e sistemas).
3) Como funcionam os tons de cinza no raio X
Quando os raios X são passados através do corpo, devido à diferença de atenuação algumas ondas penetram mais facilmente, impressionando mais o detector e criando imagens escuras. Outras ondas são mais atenuadas (por exemplo, nos ossos), que deixam imagens brancas no detector. Cada tipo de tecido permite que os raios X penetrem de forma diferente.
4) Usando o raio X para o bem
Depois que Wilhelm Conrad Röntgen detectou os raios-X em 1895, o Dr. Harvey Cushing, de Harvard, promoveu o desenvolvimento de raios X clínicos que o levaram a um trabalho pioneiro na cirurgia cerebral. Ele usaria raios X para ajudá-lo a localizar e remover tumores.
5) Alguns tipos especiais
Tipos especiais de raios X incluem mamografias, radiografias dentárias, raios X contrastados, fluoroscopia e tomografias computadorizadas. Outras técnicas de imagem, tais como imagem por ressonância magnética e ultrassom não utilizam raios X.