Blog

Dezembro Laranja

Você sabe por que a campanha se chama Dezembro Laranja? Este foi o mês escolhido para incentivar o combate ao Câncer de Pele, o tipo mais comum de câncer entre as pessoas com mais de 40 anos. Pessoas de pele clara, sensíveis à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias são as principais vítimas da doença.

No Brasil, este tipo de câncer equivale a 30% dos tumores malignos registrados. Em geral, ele se manifesta como uma pinta ou mancha acastanhada ou enegrecida (com alteração de cor) assimétrica, de bordas irregulares e diâmetro maior que seis milímetros.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima o surgimento de 176 mil novos casos por ano. Para se prevenir, além da aplicação do filtro solar, é recomendável usar chapéus, óculos escuros e roupas que cubram boa parte do corpo, assim como evitar atividades ao ar livre entre 10h e 16h.

Exames de imagem são indicados para o acompanhamento

Para a realização do diagnóstico e acompanhamento da doença, o DAPI conta com equipamentos de última geração, garantindo ao paciente um tratamento mais assertivo. Conheça alguns dos exames oferecidos:

Radiografia de tórax
Ajuda a determinar a existência de metástase no pulmão.
Ressonância magnética
Permite uma avaliação dos órgãos internos, sem a utilização de raios X, e também proporciona uma visão mais abrangente da região examinada, incluindo medula e cérebro.
Tomografia computadorizada
Este exame permite diagnosticar se os nódulos linfáticos ou órgãos, como o fígado ou pulmões, possuem metástases do melanoma.
PET Scan | Em breve
Os exames de PET Scan são muito úteis para a verificação do estágio da doença, auxiliando a checar, por exemplo, se já atingiu os linfonodos do paciente.
Dezembro Laranja
O DAPI apoia o Dezembro Laranja.
< VOLTAR