Blog

Esteatose hepática

A Esteatose hepática, também conhecida como doença gordurosa do fígado, é caracterizada pelo acúmulo de gordura dentro da célula hepática, o hepatócito, sendo uma condição muito comum na população geral. 

Estima-se que 1 a cada 3 ou 4 pessoas possam ter esse diagnóstico, podendo ser dividida em doença gordurosa alcoólica, quando relacionada ao uso de álcool, e não alcoólica, que é a mais comum.

O diagnóstico inicial pode ser sugerido através de exame de Ultrassonografia abdominal simples e pode ser confirmado através de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética. Além disso, através da ressonância magnética podemos usar técnicas avançadas para quantificar o percentual de gordura e detectar possíveis complicações associadas. 

No DAPI contamos com equipamentos de última geração e equipe especializada para realizar o diagnóstico e detectar possíveis complicações. Converse com seu médico e previna-se.

 

Dr. Lucas Daniel Carstens

CRM-PR 34.009 | RQE 25.391

Área de Atuação: Abdômen e Pelve.

Fatty liver disease and hepatic steatosis body part as a medical health care concept of the digestive system anatomy and vital organ for digestion functions in a 3D illustration style.

Existem três estágios do acometimento do fígado:

1°- Esteatose hepática simples, que é a mais comum, quando não há dano estrutural no fígado.

2°- Esteatose associada a inflamação, que chamamos de esteatohepatite, mais comum entre diabéticos, obesos e pacientes com alteração nos níveis de colesterol e triglicerídeos;

3°- E o último estágio que seria a cirrose hepática.

Estima-se que até 1 em cada 5 pacientes possam chegar a este estágio caso não tenham o diagnóstico e tratamento adequado. Por isso, a detecção precoce desta doença é crucial para planejar o melhor tratamento e prevenir sua progressão.

< VOLTAR