EXAMES
Ressonância Magnética
Uma revolução diagnóstica que ultrapassa fronteiras.

A Ressonância Magnética (RM) é um método de diagnóstico por imagem, baseado em campo magnético e radiofrequência (como nos aparelhos de microondas), sem exposição à radiação ionizante (Raios-x), sendo um dos mais significativos avanços em diagnóstico por imagem. A RM apresenta alta resolução, com definição da anatomia e alterações de sinais indicativos de doenças nas diversas partes do corpo.

DAPI disponibiliza, além dos exames com sequências convencionais (de rotina), amplamente conhecidos e solicitados, estudos incluindo técnicas funcionais, algumas já utilizadas na avaliação rotineira de diversas doenças (difusão, perfusão e espectroscopia) e que auxiliam na detecção ou definição de lesões cerebrais e de outros sistemas e órgãos como, por exemplo, a próstata.

DIFERENCIAL DAPI
Ressonância Magnética
Ressonância Magnética Magnetom Vida FIT - 3T

Tecnologia de ponta para estudos avançados, com velocidade e precisão clínica.

O Magnetom Vida Fit oferece toda a qualidade, velocidade e precisão de um sistema de Ressonância Magnética 3T.

  • Geração de estudos avançados de alta complexidade, personalizados para proporcionar máxima confiança no diagnóstico.
  • Conta com a mais avançada tecnologia de inteligência artificial Deep Resolve, capaz de realizar exames muito mais rápidos e com qualidade clínica superior.
  • Equipado com a tecnologia BioMatrix, que se adapta à anatomia do paciente para proporcionar maior conforto durante o exame.
Ressonância Magnética Avanto Fit - DAPI Curitiba
Ressonância Magnética Avanto Fit
A nova versão dos equipamentos Avanto 1.5T para mais qualidade e velocidade.
  • Tecnologia avançada permitindo exames de alta resolução (definição de imagens), ainda mais silenciosos e rápidos.
  • Cobertura de todo o corpo em um único movimento contínuo.
  • Exames cardiológicos mais eficientes para avaliação da morfologia e função ventricular, inclusive para a caracterização tecidual.
Ressonância Magnética
Ressonância Magnética Artist
DAPI oferece todo o potencial da Ressonância Magnética 1.5T para obter exames ainda mais precisos e rápidos, com imagens mais nítidas e maior conforto para o paciente.
  • Imagens customizadas de alta consistência e ainda mais nítidas.
  • Conforto: uma experiência silenciosa e menor tempo de exame com a tecnologia HyperWorks.
  • Mais segurança e confiabilidade aos diagnósticos.
  • Realização de exames de corpo inteiro, com a entrada tanto pelos pés quanto pela cabeça do paciente, túnel mais largo que o padrão.
Ressonância Magnética
Ressonância Magnética Magnetom Sola

O DAPI, com a nova Ressonância Magnética Magnetom Sola 1.5T, traz mais um avanço tecnológico, novas técnicas e recursos antes inimagináveis.

  • Imagens mais precisas.
  • RM de Corpo Inteiro num só procedimento, sem a utilização de radiação ionizante. Avalia doenças que acometem várias partes do corpo ao mesmo tempo, como algumas neoplasias, doenças genéticas, miopatias e doenças reumatológicas.
  • O primeiro equipamento com a tecnologia BioMatrix, que utiliza sensores especiais, permitindo o ajuste automático do equipamento às características de cada paciente.
PRINCIPAIS EXAMES
Angiorressonância Magnética (Angio-RM)

É um procedimento com técnica não invasiva, que permite a avaliação de qualquer vaso (artéria ou veia) do corpo. Para o paciente, é indistinguível do exame tradicional de Ressonância Magnética. São utilizadas sequências especiais de alta resolução e sensíveis ao fluxo sanguíneo. Na maioria dos exames, utiliza-se contraste endovenoso (gadolínio).

Auxilia na avaliação de estenoses (estreitamentos vasculares), aneurismas (formações saculares ou dilatações, principalmente, nas artérias), dissecção vascular, fístulas, malformações arteriais, venosas ou arteriovenosas, fluxo sanguíneo, tromboses ou obstrução vascular, síndromes compressivas vasculares e invasão tumoral.

Estudos dinâmicos por Angio-RM com alta resolução temporal (TWIST) são aplicadas para avaliação de anomalias vasculares, principalmente na região cervical.

Ressonância Magnética Cardíaca

Exame realizado, preferencialmente, com o uso de meio de contraste, para avaliação morfológica e funcional do miocárdio e estruturas vasculares adjacentes. A prescrição do protocolo de aquisição é realizada de acordo com a hipótese diagnóstica ou o quadro clínico sugerido. Caso exista necessidade de avaliação de perfusão miocárdica sob estresse farmacológico, será realizado com acompanhamento de cardiologista e monitoração de dados vitais. Nesta indicação clínica, é orientado uma conduta (será informada no agendamento) sem ingestão de cafeína nas 24 horas que precedem o exame.

Ressonância Magnética Fetal

É um exame não invasivo, que permite a visualização do feto e seu desenvolvimento, com uma avaliação detalhada dos órgãos, estruturas e vasos, incluindo o reconhecimento do parênquima cerebral do feto, possibilitando detectar e avaliar malformações, síndromes, isquemias e algumas lesões de difícil visualização ou definição pelo Ultrassom (Ecografia).

Colangioressonância (Colangio-RM)

É um procedimento não invasivo e específico para avaliação das vias biliares e suas estruturas, possibilitando a avaliação e definição de patologias como colangites (inflamação aguda dos canais biliares), litíase (pedras ou cálculos na vesícula e vias biliares), estenose (estreitamento) das vias biliares, icterícia obstrutiva (causada por cálculos, tumores, sequelas de processos inflamatórios).

Urorressonância (Uro-RM)

É um procedimento não invasivo com técnica especial para visualizar todo o sistema urinário, a princípio, sem a utilização de meio de contraste, sendo indicada para estudo de uropatias obstrutivas (hidronefroses), causadas por cálculos, tumores, cistos e estenoses (estreitamentos) dos ureteres por infecções, entre outras. Permite também a avaliação de fístulas (trajetos urinários anômalos).

Técnicas Avançadas de RM em Cabeça e Pescoço

Dependendo do contexto clínico, podem ser realizados também exames com técnicas avançadas de RM como estudos de fluxo liquórico, tratografias (DTI) e funcionais (BOLD), geralmente, com estimulação das áreas motoras e da linguagem, na área neurológica. Existem também técnicas avançadas em outras áreas.

Ressonância Magnética Funcional

Um dos aspectos da Ressonância Magnética Funcional tem sido a avaliação de seu potencial em planejamento cirúrgico. Pacientes candidatos à neurocirurgia podem ser submetidos a testes funcionais (BOLD – técnica baseada no índice de oxigenação do sangue nos tecidos cerebrais), a fim de mapear as regiões responsáveis por funções primárias sensório-motoras ou pela linguagem, memória ou outras funções, visando minimizar os riscos de déficits funcionais pós-operatórios (exemplos: tumores, epilepsias).

Estudos por SIALO-RM

Para avaliação das doenças das glândulas salivares.

Ressonância Magnética para Endometriose

Permite mapeamento completo do abdome e da pelve, definindo o grau de complexidade de cada caso e as possíveis lesões causadas. Avalia e complementa o diagnóstico da endometriose e detecta alterações como anormalidades do miométrio (paredes uterinas), endométrio (cavidade uterina), alterações ovarianas, hidrossalpingite (inflamação e/ou obstrução das trompas uterinas) e de outras patologias da pelve feminina.

Ressonância Magnética Multiparamétrica da Próstata

É um procedimento que inclui técnicas de estudos funcionais, como difusão, perfusão e espectroscopia, o que permite uma avaliação mais eficaz de doenças prostáticas, sobretudo em casos de câncer. Avalia e auxilia no diagnóstico de tumores, aumento da vesícula seminal e doenças benignas como prostatite.

Ressonância Magnética de Mamas

Exame de alta sensibilidade e especificidade, capaz de identificar e definir várias alterações mamárias, benignas ou malignas. Possui indicações precisas, sendo as mais conhecidas: rastreamento em mulheres com alto risco, avaliação antes do tratamento cirúrgico do câncer de mama ou após o tratamento com quimioterapia neoadjuvante, avaliação de achados inconclusivos nos exames convencionais (mamografia e ultrassonografia), assim como avaliação da integridade dos implantes de silicone, entre outros. Embora o exame possa ser realizado em qualquer fase do ciclo menstrual, idealmente, recomenda-se a sua realização na 2ª semana (entre o 7º e 14º dias).

Avisar a equipe técnica se tiver lesões palpáveis na mama, para ser colocado um marcador na região, que auxilia a interpretação.

MAIS CONFORTO PARA VOCÊ

Visando seu bem-estar, o DAPI disponibiliza um vídeo com uma técnica de relaxamento para ajudar na realização do exame de ressonância magnética, além da possibilidade de solicitar o acompanhamento de uma psicóloga durante o seu exame.

Assista ao vídeo agora.

SOBRE O EXAME
Preparos Especiais
  • Cada exame possui um preparo específico que será explicado no momento do agendamento e enviado via e-mail/whatsApp ou retirado em uma das nossas unidades.
  • Importante! Solicitamos chegar com a antecedência de no mínima de 30 minutos. Porém, alguns exames necessitam de maior antecedência para preparo e esta informação será explicado ao paciente no momento do agendamento.
Não esqueça!
  • Pedido médico original para todos os tipos de atendimento.
  • Pedido médico original e/ou guia liberada, quando for convênio.
  • Documentos (RG ou CNH, CPF e Cartão do Convênio, quando necessário).
  • Para laudo comparativo, trazer exames anteriores da mesma região que será examinada; se realizados no DAPI, trazer somente os anteriores ao ano de 2019 (a partir de 2020 temos todos os arquivos); se realizados em outras clínicas, trazer exame físico e chave de acesso online do portal/site, caso tenha. Com exceção do exame de RM de Mamas, que deverá trazer todos os exames anteriores da região (ecografias, mamografias e ressonâncias), inclusive os exames realizados recentemente no DAPI.
  • Para sua segurança e maior conforto, solicitamos que compareça ao seu exame sem uso de pertences de valor como: correntes, pulseiras, brincos, anéis, relógios, etc. Será necessária a retirada destes objetos para realização dos exames.
  • Em caso de uso de piercings, o mesmo deverá ser removido.
Contraindicação

O exame não pode ser realizado em pacientes com marca-passo cardíaco ou prótese de metal cardíaca.

Exceções
  • Cirurgia de aneurisma cerebral (possui clipe metálico). É necessário conhecer o tipo de material de que é feito o clipe. Neste caso, só é realizada a RM perante autorização por escrito do médico cirurgião.
  • Prótese coclear (prótese no ouvido). É necessário conhecer o tipo de material de que é feita a prótese. Neste caso, só é realizada a RM perante autorização por escrito o médico cirurgião.
  • Válvula de derivação modelo Polaris (marca Sophysa), está valvula possui mecanismo magnético para ajustar a pressão (vazão), podendo apresentar risco de alteração na regulagem da pressão durante o exame de ressonância magnética.

A marcação de exames de Ressonância Magnética fica condicionada à vinda do técnico, que será de responsabilidade do paciente, no dia do exame, para verificar o ajuste da pressão da válvula antes e depois do exame.

  • Pacientes com MEDIDOR de GLICOSE IMPLANTADO devem verificar se o dispositivo é compatível com o aparelho de Ressonância Magnética. Na condição de incompatibilidade, será necessário fazer a retirada deste DISPOSITIVO para realização do exame.
Restrições do exame
  • Gestantes de até 03 meses, poderão realizar o exame após o final do primeiro trimestre.
  • Projétil de arma de fogo (ver região do corpo).
  • Fragmentos ou fagulhas de metal nos olhos.
  • Se o paciente usar “piercing” o mesmo deverá ser removido.
  • Não utilizar relógios, pulseiras, anéis ou
    alianças durante o exame. Estes itens podem ser armazenados juntamente com seus pertences no vestiário da unidade, que deve ser fechado com chave.
  • Qualquer prótese móvel deve ser retirada para a realização da RM. Ex.: próteses dentárias ou pernas mecânicas.
  • Não será possível realizar exames de RM em pacientes que estejam com cânula de traqueostomia de metal. A mesma deve ser substituída por uma cânula de plástico no hospital. Não fazemos a troca da cânula no DAPI. “Stents” geralmente não interferem no exame.

Paciente com:

  • Maquiagem definitiva recente*: aguardar 30 dias (no mínimo, 7 dias ) para realizar o exame.
  • Tatuagem recente*: aguardar 30 dias (no mínimo, 7 dias ) para realizar o exame, a fim de evitar borramento e alteração no formato da tatuagem e pela dificuldade de reconhecimento de possível aumento de vermelhidão/edema decorrente do procedimento estético.
  • Cílios postiços magnéticos ( fixados por pequenos imãs ou magnetos): necessário remover antes do exame.
  • Mega Hair – Microlink (alongamento de cabelo): se os fios de cabelos forem presos com anéis de aço, necessário remover antes do exame.

Acompanhantes: a presença de acompanhante na sala de RM será autorizada somente quando estritamente necessário, serão verificadas todas as orientações sobre contraindicações e restrições para o exame em relação ao acompanhante e não poderá entrar na sala de RM com objeto de metal.

Importante: não deve entrar na sala de RM portando objetos de metal.

Agilize seu exame

É recomendado chegar 30 min antes do horário do exame para o preenchimento das fichas com tranquilidade.

Agendar Exame