É um procedimento com técnica não invasiva, que permite a avaliação de qualquer vaso (artéria ou veia) do corpo. Para o paciente, é indistinguível do exame tradicional de Ressonância Magnética. São utilizadas sequências especiais de alta resolução e sensíveis ao fluxo sanguíneo. Na maioria dos exames, utiliza-se contraste endovenoso (gadolínio).
Auxilia na avaliação de estenoses (estreitamentos vasculares), aneurismas (formações saculares ou dilatações, principalmente, nas artérias), dissecção vascular, fístulas, malformações arteriais, venosas ou arteriovenosas, fluxo sanguíneo, tromboses ou obstrução vascular, síndromes compressivas vasculares e invasão tumoral.
Estudos dinâmicos por Angio-RM com alta resolução temporal (TWIST) são aplicadas para avaliação de anomalias vasculares, principalmente na região cervical.
Exame realizado, preferencialmente, com o uso de meio de contraste, para avaliação morfológica e funcional do miocárdio e estruturas vasculares adjacentes. A prescrição do protocolo de aquisição é realizada de acordo com a hipótese diagnóstica ou o quadro clínico sugerido. Caso exista necessidade de avaliação de perfusão miocárdica sob estresse farmacológico, será realizado com acompanhamento de cardiologista e monitoração de dados vitais. Nesta indicação clínica, é orientado uma conduta (será informada no agendamento) sem ingestão de cafeína nas 24 horas que precedem o exame.
É um exame não invasivo, que permite a visualização do feto e seu desenvolvimento, com uma avaliação detalhada dos órgãos, estruturas e vasos, incluindo o reconhecimento do parênquima cerebral do feto, possibilitando detectar e avaliar malformações, síndromes, isquemias e algumas lesões de difícil visualização ou definição pelo Ultrassom (Ecografia).
É um procedimento não invasivo e específico para avaliação das vias biliares e suas estruturas, possibilitando a avaliação e definição de patologias como colangites (inflamação aguda dos canais biliares), litíase (pedras ou cálculos na vesícula e vias biliares), estenose (estreitamento) das vias biliares, icterícia obstrutiva (causada por cálculos, tumores, sequelas de processos inflamatórios).
É um procedimento não invasivo com técnica especial para visualizar todo o sistema urinário, a princípio, sem a utilização de meio de contraste, sendo indicada para estudo de uropatias obstrutivas (hidronefroses), causadas por cálculos, tumores, cistos e estenoses (estreitamentos) dos ureteres por infecções, entre outras. Permite também a avaliação de fístulas (trajetos urinários anômalos).