EXAMES
teste Tratamento com Lutécio-177-PSMA-617 (Pluvicto®)
O futuro da terapia contra o câncer de próstata.

O tratamento com Lutécio-PSMA é uma inovação no combate ao câncer de próstata metastático, utilizando o radioligante Pluvicto ® (Lutécio-177-PSMA-617), aprovado pela ANVISA.

Essa terapia direcionada atinge células tumorais positivas para PSMA, emitindo radiação beta que promove quebras no DNA tumoral, contribuindo para o controle da doença.

Com um protocolo seguro e eficaz, o tratamento completo consiste em 6 aplicações intravenosas, realizadas a cada 6-8 semanas. Cada sessão dura aproximadamente 3 a 4 horas e ocorre em um ambiente individualizado no DAPI, garantindo conforto e segurança ao paciente.

Indicação

O tratamento deve ser indicado pelo médico do paciente (oncologista ou urologista) e, posteriormente, o paciente passará por uma avaliação com um médico nuclear especialista do DAPI para confirmar se está apto a realizar o tratamento

SOBRE O EXAME DE SELEÇÃO E TRATAMENTO
Como iniciar o tratamento

1️⃣ PET/CT-PSMA de seleção: Exame essencial para avaliar a elegibilidade do paciente (custo zero no DAPI).

2️⃣ Consulta com o médico nuclear: Análise dos exames e planejamento do tratamento.

3️⃣ Aplicação das doses: Realização do protocolo de tratamento com acompanhamento especializado.

4️⃣ Cuidados pós-aplicação: O paciente pode retornar para casa no mesmo dia, evitando contato prolongado com pessoas por 3 dias (ou 7 dias no caso de gestantes e crianças).

Vantagens

• Redução de 38% no risco de morte e 60% no risco de progressão da doença, conforme o estudo de fase III VISION.
• O paciente realiza o exame de seleção PET/CT-PSMA sem custo no DAPI.
• Cobertura obrigatória pelos convênios para pacientes com indicação em bula.

  • Os efeitos colaterais, quando ocorrem, costumam ser leves, sendo os mais comuns: cansaço, boca seca e náuseas. No geral são bem tolerados e manejáveis com medicação sintomática. Em casos raros, podem haver alterações da função renal, hepática e/ou da medula óssea, portanto, o paciente é acompanhado de perto pelo médico nuclear especialista.
Evolução do Paciente em Tratamento no DAPI

Os exames comparativos antes e após o início do tratamento com Lutécio-PSMA (Pluvicto) mostram importante redução na carga da doença após 2 dos 6 ciclos de tratamento.

Os diversos pontos de cor preta no primeiro exame representam metástases, que no segundo exame apresentaram resposta ao tratamento, sendo observadas como pontos de menor intensidade (cor cinza).
Além da resposta por imagem, o paciente apresentou melhora subjetiva e redução importante dos níveis de PSA.

Agilize seu exame

É recomendado chegar 30 min antes do horário do exame para o preenchimento das fichas com tranquilidade.

Agendar Exame