Rastreamento consiste no uso de testes ou exames para identificar doenças em indivíduos sem sintomas.
O câncer de pulmão é um exemplo de uma doença que geralmente não causa sintomas perceptíveis até que a doença esteja avançada. A detecção precoce do câncer de pulmão, com o rastreamento por Tomografia Computadorizada de Baixa Dose de radiação (TCBD), quando a doença ainda está em estágio inicial e não se disseminou, aumenta significativamente as chances de tratamento bem-sucedido com possibilidade de cura.
No entanto, quando descoberto em estágios mais avançados, o câncer de pulmão geralmente é incurável e é a principal causa de morte relacionada ao câncer em todo o
mundo.
Como eu posso realizar o rastreamento do câncer de pulmão?
Realizando tomografia computadorizada com baixa dose de radiação (TCBD) anualmente. O exame de tomografia computadorizada é indolor e muito rápido. Não é necessário ingerir nada ou receber injeções antes ou durante o procedimento.
Se você e seu (sua) médico (a) assistente concordam que o rastreamento é indicado para você, o DAPI disponibiliza este programa, com toda a estrutura necessária: equipamentos de Alta Resolução de imagem e tecnologia que permite utilizar doses bem baixas de radiação, equipe médica Especializada em Radiologia Torácica e Navegação por profissional treinado que irá lhe acompanhar em todas as etapas.