Sistema imune
Sistema imune
O sistema imunológico, também chamado de sistema imune, é o que garante proteção ao nosso corpo, evitando que substâncias estranhas e patógenos afetem negativamente nossa saúde.
É um sistema complexo, envolvendo uma série de células e órgãos, que funcionam em conjunto, como uma grande barreira de proteção. Qualquer pessoa que nasça sem ele não sobrevive; se a pessoa nasce com defeitos neste sistema, vai enfrentar problemas de saúde e, se o sistema imune está em pleno funcionamento, a pessoa tem condições de se defender contra a maioria dos agentes infecciosos, ao tomar (à medida em que toma) contato com eles.
Trata-se de um sistema permanente, que funciona, não só para nos proteger de germes, mas também de alterações do próprio organismo.
O sistema imune é indispensável, entre outras coisas, para identificar e eliminar na origem uma célula que começou a funcionar de maneira inadequada e a se multiplicar muito, podendo ser causadora de um tumor ou câncer. Logo, ele atua contra ameaças externas e ameaças do próprio organismo.
Popularmente, chamada de imunidade, essa capacidade do corpo de se proteger contra germes invasores pode ser classificada como inata ou adquirida. A imunidade inata é a que o indivíduo possui desde o seu nascimento.
IMUNIDADE FORTE
A única maneira de manter o sistema imune funcionando bem é zelando pela boa saúde geral do corpo. Os especialistas são unânimes em afirmar que não há mágica ou pílula miraculosa que assegure a imunidade plena.
O bom funcionamento do sistema imune depende, substancialmente, de boa alimentação e satisfatória qualidade de vida. Pessoas que mantêm a saúde em dia, alimentam-se bem, dormem bem, têm atividade física basal adequada, tendem a ter boa imunidade ao longo da vida.