Blog

Prevenção Cardiovascular em Crianças

Para cuidarmos do coração das crianças, precisamos nos atentar aos fatores de risco para essas doenças. São 4 os principais fatores de risco: pressão alta, colesterol elevado, obesidade e sedentarismo.

As crianças podem, sim, ter a pressão alta! Na sua grande maioria, a doença é ocasionada por alterações nos rins ou malformações congênitas do coração, porém, existem casos de hipertensão idiopática, ou seja, aquela sem causa identificável. Toda criança a partir dos 4 anos de idade deve ter a  sua pressão arterial verificada em consulta pediátrica de rotina, pelo menos, uma vez ao ano!

Crianças também podem ter o colesterol elevado, em razão de alguma doença genética ou por maus hábitos de vida. Devemos controlar os níveis séricos do colesterol anualmente, a partir dos 9 anos de idade, em crianças sem fatores de risco e, seletivamente, entre 2 e 8 anos, se existirem fatores de risco pessoais ou familiares.

A obesidade e o sedentarismo são os grandes vilões das doenças cardíacas, em razão de serem os maiores prevalentes na população em geral. Vivemos atualmente uma epidemia de obesidade e estima-se que, por ano, existam 2 milhões de crianças obesas no Brasil.

WhatsApp Image 2021-05-17 at 09.11.26

O sedentarismo, muito comum entre as crianças e adolescentes, é muito estimulado pela vida moderna e seus vários atrativos eletrônicos; portanto, devemos estimular com muito empenho a prática de atividades físicas, alimentação saudável rica em frutas e verduras, evitando alimentos gordurosos, açucarados e altamente processados.

Dentre todos os fatores de risco para a doença cardiovascular, o único que não podemos mudar é a genética familiar, ou seja, os padrões de doenças que herdamos da nossa família. Todos os outros, porém, são fatores modificáveis podendo ser melhorados com os nossos hábitos!

As crianças aprendem com nossos exemplos e pouco com nossas palavras; então, vamos nos movimentar e estimular as crianças a praticar atividades físicas e a ter uma alimentação saudável! Assim, poderemos ter adultos saudáveis!

Dra°. Maíra Levorato Basso

Cardiopediatra

CRM-PR 21.725  |  RQE 1.711 – 1.730

< VOLTAR