Blog

Hipertensão Arterial

Hoje, em especial, venho falar com vocês sobre um assunto bastante relevante, que é a hipertensão arterial (HA). Ela é uma doença crônica muito prevalente na população mundial e que está associada a risco de doenças cardiovasculares, AVC, doença renal crônica e morte prematura.

A boa notícia é que o diagnóstico da hipertensão arterial é muito simples. Ela é definida pela elevação persistente da pressão arterial, com valores de:

PA sistólica (PAS) maior ou igual a 140 mmHg e/ou

PA diastólica (PAD) maior ou igual a 90 mmHg

medida com a técnica correta em, pelo menos duas ocasiões diferentes.

Porém, por se tratar de uma condição frequentemente assintomática, a HA é subdiagnosticada ou muitas vezes detectada de forma tardia, quando costuma evoluir com as suas complicações, as chamadas lesões de órgãos-alvo: como o coração, cérebro, rins e vasos arteriais.

O desenvolvimento da HA é multifatorial.

Existem fatores não modificáveis, como o componente genético e a idade do paciente.

Por outro lado, devemos concentrar nossos esforços no controle dos fatores modificáveis, que apresentam relação direta com risco de HA, tais como excesso de peso, consumo excessivo de álcool, dieta rica em sódio, tabagismo, estresse e sedentarismo.

hipertenção

O tratamento medicamentoso da HA é bastante eficaz. Podemos lançar mão de um arsenal terapêutico diversificado e com poucos efeitos colaterais. A escolha das medicações deve ser realizada por médico habilitado, de forma individualizada e criteriosa.

Mesmo assim, seu controle adequado, em todo o mundo, está muito aquém do ideal. Pela falta de sintomas, além do atraso no diagnóstico, existe uma dificuldade à adesão ao tratamento e conscientização do paciente da importância do uso contínuo das medicações para a prevenção de complicações.

Este é um grande desafio que deve ser encarado pela comunidade médica e pela população, pois a prevenção continua sendo o melhor caminho.

Nós, da equipe de ecocardiografia do DAPI, estamos à disposição para auxiliá-los na avalição cuidadosa da saúde do seu coração.

Recomendamos a todos os adultos que realizem atendimento médico anual para prevenção e controle da HA.

 

 

Dra. Michele Souza Dantas da Silva
CRM-PR 32.839 | RQE 20.698 – 20.699
Médica Cardiologista

 

< VOLTAR