News

FIQUE ATENTO À SAÚDE DA SUA TIREOIDE

Conheça os principais exames de imagem para o diagnóstico de disfunções na tireoide.

No dia 25 de maio lembramos o Dia Internacional da Tireoide. As doenças relacionadas a essa glândula são relativamente comuns e, em 95% dos casos, quando tratadas, apresentam melhoras consideráveis, que garantem ao paciente uma vida normal.

As alterações na glândula são confirmadas através de exames e avaliação de um médico. Os exames de imagem são importantes para localizar a lesão e determinar qual o seu tipo, auxiliando na escolha do melhor tratamento.

dia_da_tireoide_exames

PRINCIPAIS EXAMES INDICADOS E REALIZADOS PELO DAPI

Ultrassom

Método simples e fundamental para avaliação das principais doenças da tireoide. Caracteriza sua anatomia, tamanho e textura e presença e aspecto de nódulos. Também é usado para guiar procedimentos de biópsia, aspiração de conteúdo cístico ou mesmo injeção de substância esclerosante para tratamento.

Tomografia computadorizada

Geralmente, solicitada em casos de câncer da tireoide, para determinar o tamanho do tumor, assim como o envolvimento de estruturas locais, a extensão para o interior do tórax e a presença ou não de metástases em outros órgãos.

Ressonância magnética

Pode fornecer imagens detalhadas de tecidos moles, como a glândula tireoide. O exame produz imagens que permitem determinar o tamanho e a localização de um tumor, sua relação com estruturas vizinhas ou sua extensão para o interior do tórax, além da presença de metástases.

Radiografia de tórax

Utilizada para diagnosticar a disseminação da lesão para o tórax, compressão sobre a traqueia e nódulos pulmonares.

PET/CT Digital Discovery MI

Equipamento de tecnologia avançada, o primeiro do sul do país e um dos poucos no Brasil. O exame adquire imagens de corpo inteiro e é indicado para avaliação da disseminação das neoplasias de tireoide, permitindo detecção de lesões em diversos órgãos.

O DAPI oferece para você os melhores equipamentos, exames e protocolos, realizados por profissionais altamente capacitados e em um ambiente confortável. Consulte sempre seu médico e, em caso de surgimento dos principais sintomas relacionados à tireoide, consulte um endocrinologista.

< VOLTAR